PROJETO

Atualmente, além do elevado desperdício de energia, associado às elevadas temperaturas a que os fornos operam para a produção de peças em vidro, os elevados custos de mão-de-obra, os elevados tempos de produção e a ausência de automatização, características inerentes aos processos de produção convencionais, são identificados como os principais inibidores do crescimento e desenvolvimento económico do setor industrial em questão. Deste modo têm se como objectivo manter a flexibilidade do trabalho manual e acrescentar a automatização e criação de uma nova geração de profissionais  de vidro alicerçados nas tecnologias do futuro. Com o projeto ADD.VITRUM pretende-se aliar a tradição e inovação em prol do fortalecimento económico de um setor produtivo – setor do vidro artístico, utilitário e técnico – e assim contribuir proactivamente para a atualização tecnológica, crescimento e afirmação, nacional e internacional.

ENQUADRAMENTO

Contrariamente ao que aconteceu no setor do vidro de embalagem, que sofreu nos meados do século XX uma profunda automatização dos processos produtivos, o sector do vidro artístico e utilitário assistiu a uma estagnação contínua na forma de produzir peças de vidro, sendo ainda necessária muita mão de obra por vezes não especializada. Além disso, este setor tem associado a si uma elevada fatura energética dada a necessidade dos fornos em ininterrupto funcionamento e a temperaturas muito elevadas. Adicionalmente, o desaparecimento do sector do vidro artístico e utilitário arrastará consigo outras empresas que integram o ciclo de vida destes produtos. Urge, como tal, fomentar junto deste setor industrial os conceitos de inovação e desenvolvimento tecnológico para que, as ainda existentes, empresas se comecem a afirmar com marcas próprias que satisfaçam as exigências de qualidade e rigor técnico impostas pelos diferentes mercados nacionais e, fundamentalmente, internacionais. Tal só pode tornar-se possível, económica e ambientalmente sustentável, através de uma cooperação sólida entre empresas do setor do vidro artístico, utilitário e técnico e as instituições de apoio regionais e nacionais. O projeto ADD VITRUM surge na tentativa de aliar a tradição e a inovação em prol do fortalecimento económico de um setor produtivo – setor do vidro artístico, utilitário e técnico – que constitui a génese dos principais clusters industriais existentes na região de Leiria

 O projeto ADD VITRUM assenta no fabrico digital direto de componentes em vidro a partir de uma metodologia abrangente que integra várias abordagens de fabrico, desenho, controlo, gestão, informação e comunicação e outras interligadas em rede em consonância com as da 4ª revolução industrial. Assim, o ADD VITRUM contempla o desenvolvimento e conceção de um equipamento inovador – o ADD.Glass, que permitirá incorporar novas soluções de design, conjugando a arte de trabalhar o vidro com a utilização de novas ferramentas computacionais e fabricação aditiva.

OBJETIVOS

– Com a conceção do processo de fabrico aditivo e a aplicação de uma fonte de calor localizada será necessária menos energia para produzir peças de vidro;

– Com a conceção do processo de fabrico aditivo e com o desenvolvimento de um reservatório automático de material e de uma aplicação háptica para produzir os objetos de vidro será necessário apenas 1 operador durante a produção;

– Neste projeto existem dois sistemas que permitem dar cor à peça (através de varetas e pós de vidro) e este equipamento utiliza mais um eixo (4º eixo) que permite a criação de peças mais complexas;

– Desenvolver um processo de fabricação aditiva capaz de produzir peças de vidro colorido de boa qualidade com um bom desempenho.

SINTESE

O projeto ADD VITRUM surge na tentativa de aliar a tradição e a inovação em prol do fortalecimento económico de um setor produtivo – setor do vidro artístico, utilitário e técnico – que constitui a génese dos principais clusters industriais existentes na região de Leiria detendo, portanto, uma importância histórica e cultural imensurável, bem como contribuir nas vertentes de educação tecnológica e divulgação ao ser incorporado no Centro de Interpretação de Vidro de Oliveira de Azeméis (projeto em execução que sucederá ao Berço Vidreiro). Assim, o primeiro propósito do ADD VITRUM é contribuir proativamente para o crescimento e afirmação, nacional e internacional, da indústria vidreira portuguesa que se dedica à produção de vidro utilitário, artístico e técnico. O projeto ADD VITRUM assenta no fabrico digital direto de componentes em vidro a partir de uma metodologia abrangente que integra várias abordagens de fabrico, desenho, controlo, gestão, informação e comunicação e outras interligadas em rede em consonância com as da 4ª revolução industrial. Assim, o ADD VITRUM contempla o desenvolvimento e conceção de um equipamento inovador, o ADD.Glass, que permitirá incorporar novas soluções de design, conjugando a arte de trabalhar o vidro com a utilização de novas ferramentas computacionais e fabricação aditiva. Assim, espera-se que da implementação do projeto ADD VITRUM resulte a produção de peças em vidro, incolor ou multicolor, sem limites criativos o que conduzirá à diferenciação e à afirmação do sector do vidro artístico e utilitário quer a nível regional, quer nacional e internacional. Tal contribuirá, incontestavelmente, para alargar os horizontes da produção de vidro, conferir um elevado grau de inovação aos produtos (incluindo aqui o próprio equipamento ADD.Glass) e contribuir para o aumento da notoriedade do vidro e da tecnologia produzidos em Portugal.

Estratégia De I&I Para Uma Especialização Inteligente

O projeto está completamente alinhado com os objetivos da RIS3 regional Centro e Norte , nos domínios definidos e nas plataformas de inovação. A plataforma de inovação em que o presente projeto se enquadra é claramente aquela que vem referida como “Soluções industriais sustentáveis”, nomeadamente no que diz respeito às linhas de ação referentes à Região Centro:

“Desenvolvimento de processos, materiais e sistemas sustentáveis de maior valor acrescentado para a região”

“ Desenvolvimento do conceito “Produção centrada no ser humano”

“Valorização de tecnologias avançadas e/ou emergentes nos processos, produtos e sistemas eco inovadores e de maior valor acrescentado”

O projeto ADD VITRUM também está alinhado com essa plataforma de “Valorização de Recursos Endógenos Naturais” especificamente nas linhas de ação de:

“Desenvolvimento de produtos, processos e serviços com vista a dinamização das cadeias de valor associadas aos recursos naturais endógenos”

Uma vez uma entidades do consórcio se localiza na zona Norte, há que fazer o enquadramento deste projeto também nessa região do país. Desta forma, este projeto está também em consonância com os seguintes domínios:

“Cultura, Criação e Moda”

“Sistemas Avançados de Produção”

INOVAÇÃO

Com o projeto ADD.VITRUM prevê-se o desenvolvimento de sistemas de extrusão que permitem a produção de peças em vidro com valor acrescido. O presente projeto enquadra-se na estratégia da VIDROMECÂNICA de desenvolvimento, e industrialização subsequente, de novos produtos Inovadores. Com o ADD.VITRUM, a VIDROMECÂNICA pretende implementar um novo patamar de capacidade tecnológica e diferenciação com a integração de melhorias substanciais nos processos e produtos face às técnicas utilizadas no sector, permitindo-lhe intensificar e diversificar a sua presença internacional em novos segmentos de mercado.